Carboxiterapia

Muitas pessoas se incomodam muito com o aparecimento de estrias e celulite. Tanto que, desde a década de 30, existe esse tratamento que passou por diversas evoluções para garantir resultados ainda mais eficientes e chegasse à sua versão mais recente. A carboxiterapia está aqui para ser aplicada em quem deseja uma pele mais bonita e saudável através de profissionais experientes e focados em seu bem-estar.

O que é carboxiterapia?

A Carboxiterapia é um procedimento estético realizado pela infusão de gás carbônico medicinal em diferentes camadas da pele para melhorar a circulação e a oxigenação dos tecidos, promovendo rejuvenescimento e resultado efetivo no combate a estrias, celulite, flacidez e sequelas de acne. Originalmente, a carboxiterapia foi desenvolvida na França, em 1930, e desde então vem sendo aprimorada e aplicada em diferentes tipos de procedimentos estéticos para tratar problemas arteriais relacionados à má circulação e acúmulo de gordura, além de acelerar a cicatrização de feridas através da oxigenação sanguínea. No entanto, observou-se que com a melhora da circulação, a pele ficava mais irrigada (sangue, oxigênio e nutrientes), o que contribui para o aumento de produção de colágeno e elastina, redução de inchaços, quebra de células de gorduras e melhora na distribuição de líquidos no corpo. Isso porque o efeito do gás carbônico utilizado no tratamento se dá devido à sua ação vasodilatadora que, ao mesmo tempo, reduz a afinidade entre a hemoglobina e o oxigênio, melhorando a circulação sanguínea nos tecidos e dissolvendo células de gordura. Com isso, a carboxiterapia passou a ter inúmeras funções, proporcionando excelentes resultados também no tratamento de rugas, olheiras, alopecia, cicatrizes, microvarizes e pré e pós-lipoescultura, evitando a fibrose, além do rejuvenescimento da pele.

Para quem a carboxiterapia é indicada?

A técnica é recomendada, principalmente, para o tratamento da celulite, mas também para amenizar o aspecto da pele em sua totalidade, agindo em estrias e diversas cicatrizes. Veja abaixo algumas aplicações: Celulite: aumenta a circulação sanguínea local, reduzindo o inchaço e a fibrose (nódulos da celulite) provocada pelo acúmulo de líquidos; Estrias: alonga os tecidos do local e preenche a região com o gás carbônico medicinal, estimulando a produção de colágeno e elastina; Gordura localizada: melhora a circulação sanguínea do local, facilitando a quebra das moléculas de células de gordura (células adiposas) através da sua combustão com o oxigênio no sangue; Flacidez: estimula a produção de colágeno e novas fibras elásticas, promovendo maior sustentação da pele; Olheiras: ativa a circulação no local irrigando os vasos, reduzindo o inchaço e clareando a pele. Além disso, a carboxiterapia também é indicada para tratar cicatrizes ou marcas de acne e ajudar no pré-operatório e pós-operatório de cirurgias plásticas, aumentando a vascularização do local.

A carboxiterapia possui alguma contraindicação?

A Carboxiterapia é considerada uma técnica minimamente invasiva e segura, que promove excelentes resultados em pouco tempo de tratamento, podendo até ser associada a outros tratamentos estéticos, como a drenagem linfática e a massagem modeladora. No entanto, possui algumas contraindicações quanto a certos quadros clínicos, como por exemplo: Insuficiência respiratória (asma e bronquite), renal, hepática e cardíaca grave; Uso de medicamentos com a substância anidrase carbônica; Infecção ativa na região a ser tratada; Anemia; Doença pulmonar que cause retenção de gás carbônico; Hipertensão arterial descontrolada; Trombose arterial; Alergia ou doenças de pele; Obesidade; Herpes; Câncer; Distúrbios psicológicos; Gravidez.

Como a carboxiterapia é feita?

A Carboxiterapia usa um aparelho acoplado a um cilindro de gás carbônico medicinal, que regula a vazão do gás para uma seringa com agulha de calibre mínimo e profundidade de aplicação variável conforme cada caso. Esse gás melhora a circulação celular e a oxigenação dos tecidos. Para tratamento de celulite, a agulha é inserida entre a pele e a gordura, dilatando os vasos e otimizando a circulação. A fibrose, então, é rompida pela injeção de gás, e a gordura é mais facilmente queimada pelo aumento do metabolismo que ocorre no local. Já no tratamento de estrias, o gás carbônico é aplicado dentro da cicatriz, distendendo seu tecido e estimulando a formação de colágeno no local. No caso de olheiras, a Carboxiterapia estimula a melhora da circulação e formação de novos vasos sanguíneos que amenizam a aparência escurecida. Para a flacidez da pele, o benefício está na formação de colágeno e elastina.

Benefícios da carboxiterapia

A principal função da Carboxiterapia é promover o aumento do fluxo sanguíneo local através do contato do gás carbônico com a pele para uma maior oxigenação do tecido subcutâneo, e com isso promover uma série de benefícios como: Ajudar na renovação das fibras elásticas e na revitalização da pele, promovendo seu enrijecimento; Favorecer a produção de fibras de colágeno e elastina que sustentam a pele; Acelerar o metabolismo local; Melhorar o aspecto e diminuir o tamanho de cicatrizes; Favorecer a queima da gordura localizada, diminuindo medidas; Desfazer os nódulos de celulite; Facilitar a cicatrização de feridas crônicas.